5 dicas úteis para trabalhar em Home Office

A prática de home office é uma tendência recente, mas que está em crescimento no Brasil. De acordo com a edição de 2016 da pesquisa Home Office Brasil, realizada pela SAP Consultoria, 37% das empresas brasileiras já permitem que os funcionários trabalhem de casa. Para 80% dessas empresas, essa facilidade foi implementada nos últimos 5 anos.

Os dados da pesquisa também revelaram que no ranking dos principais ganhos obtidos com a implementação da prática, o aumento da satisfação e engajamento dos funcionários foi o principal colocado, citado por 85% das empresas. Enquanto que 54% das empresas apontaram que a maior melhora foi o aumento da produtividade.

Seja você um funcionário em tempo integral, um freelancer ou dono de empresa, o home office pode ser uma ótima opção, afinal, fugir do trânsito e ter mais tempo para seus projetos e vida pessoal é o sonho da maioria dos trabalhadores.

Mas para que o trabalho remoto seja positivo para a sua performance é preciso se atentar à algumas recomendações. A Adzuna, uma ferramenta de busca que reúne vagas dos principais sites de emprego do Brasil em um só lugar, preparou algumas dicas para te ajudar a ser mais eficiente quando estiver trabalhando em casa:

 

1) Seja disciplinado

Trabalhar em casa exige muito auto controle e disciplina para fugir das tentações e distrações do lar, como aquela série favorita ou programa de TV, a geladeira, os ruídos domésticos, as interrupções da família ou do seu animal de estimação pedindo um pouco de sua atenção. Por isso, a disciplina é essencial nesses momentos: estabeleça a hora de começar e de terminar o expediente, organize suas atividades, cumpra os prazos estabelecidos e procure um espaço reservado e confortável.

Outro método muito usado é o de criar blocos concentrados de trabalho, que consiste em determinar uma ou duas horas de trabalho em que o profissional se compromete a não ter nenhuma interferência externa, desligando redes sociais e outros tipos de distração.

 

2) Prepare um ambiente adequado para desempenhar suas funções

Antes de mais nada, faça um check list de tudo o que precisará para trabalhar em casa, como materiais e equipamentos. Se possível, não se esqueça de escolher um local silencioso, arejado, iluminado e confortável para passar algumas horas do seu dia. E se você não mora sozinho, converse antes com seus familiares ou colegas e explique como será a sua rotina de trabalho, pedindo colaboração e privacidade.

 

 3) Evite trajes muito desleixados

A tentação de passar o dia usando aquele pijama super confortável quando estamos trabalhando em casa é grande. Mas exagerar no despojamento pode ser nocivo para a sua produtividade e qualidade do seu trabalho. Não é preciso exagerar na formalidade e usar terno e gravata, mas é importante sentir que você está em um ambiente de trabalho. Além disso, caso apareça uma reunião de última hora por vídeo-conferência é bom não ser pego de surpresa 😉

 

4) Esteja preparado para “apagar alguns incêndios”

Não se esqueça de que estar trabalhando em casa não fará o seu dia ser necessariamente tranquilo e sem interrupções. Portanto é importante estar preparado para telefonemas, e-mails, imprevistos e urgências que fazem parte do nosso dia a dia no trabalho. E procure atender a tudo isso com a mesma agilidade e qualidade apresentadas quando está no escritório.

 

5) Crie rituais que marquem o início e o fim do expediente

Quando estamos trabalhando em um escritório, existem diversos fatores que nos ajudam a marcar o início e o fim do nosso horário de trabalho, como o próprio deslocamento até a empresa ou pegar aquele cafezinho na copa. Mas quando estamos em casa é mais difícil criar essa rotina. Por isso, aconselhamos que aqueles que trabalham em casa criem alguns marcos simbólicos para determinar o momento em que irão começar e terminar seu dia de trabalho.

 

 

Com essas dicas você vai dar o primeiro passo para que o seu dia seja realmente produtivo. E se você está em busca de um novo emprego que proporcione à opção de trabalho remoto, acesse o site da Adzuna para pesquisar diretamente por vagas de emprego em home office em todo o Brasil, e vá preparando o seu escritório em casa!