Como Criar um Blog

Criar um blog e configurá-lo pode parecer um bicho de 7 cabeças. Mas não é. É meio que loucura os 10 sites que o Google ta colocando na primeira pagina com a palavra-chave “como criar um blog”. São sites que não demonstram realmente com clareza quais são os passos que você deve seguir  pra criar um blog massa. E essa palavra-chave me parece ser bem direta.

Como Criar um blog 1

A maioria desses sites fala que vão mostrar passo a passo como funciona a criação de um blog, mas geralmente esses sites são pagos, e só depois que você se filia ou se cadastra é que eles vão te mandar vagas idéias de como ganhar dinheiro online com um blog.

É compreensível, eles estão tentando ganhar dinheiro também, e nos aqui também não queremos insinuar que estamos fazendo caridade em liberar informação gratuitamente. Mas na nossa opinião, a forma como esses sites trabalham é errado. O nosso maior foco aqui é não tratar nossa audiência com encheção de lingüiça, mas sim fornecer um conteúdo de valor. Pronto, falei.

Então, eu espero que se você colocou no Google “como criar um blog” e você veio parar aqui esse post possa REALMENTE te ajudar. Eu montei esse post detalhado e estou liberando ele de graça, sem forçar você a fazer cadastro ou assinatura nenhuma. Tire bom proveito e bora criar um blog lucrativo e em menos de 30 minutos!

Antes de começarmos, vamos falar sobre a opção de obter um site gratuito pelo WordPress.org , blogger, etc, ou a outra opção de comprar o seu próprio domínio. Tem  mil sites por ai dizendo como criar um blog de graça e de como esse é a opção mais fácil e melhor.

Se no caso você quer montar um blog pra postar novidades sobre sua viagem de mochilao e compartilhar com seus amigos e família, ou você quer criar posts sobre a sua vida pessoal, postar fotos dos seus gatos, ou etc realmente essa é a melhor opção. Mas se você QUER GANHAR DINHEIRO com aquele blog… não é uma boa ideia. Alias, é uma pessia idéia. Nos sugerimos fortemente que você compre seu próprio domínio e aqui vai o porque:

  1. Com um domínio gratuito, você tecnicamente não é dono do seu conteúdo. O site que fornece o domínio gratuitamente sim é dono de tudo. Se o site cai ou dá pau, ou se eles decidirem que seu site não serve pra nada, eles podem tirar tudo do ar e todo o seu trabalho pode ir por água a baixo. Basicamente,você não tem controle, então é como trabalhar pra outra pessoa. E não é isso que queremos aqui, certo?
  2. Adquirir um domínio só vai te custar R$16,00. Pra manter o hosting, você vai ter um gasto médio de R$15,99 por mês. Vale a pena, se você pensar que você que é dono de tudo e de todo o conteúdo.
  3. Esse ponto ainda é muito discutido, mas, as pessoas gostam de domínios claros/limpos. Se o seu domínio é tipo “blabllablabla.blogger.com” dá a impressão de que seu site não é serio. Na internet, um domínio com “.com” é muito mais simples e serio.

Dito tudo isso e resumindo, se você quer ganhar dinheiro com seu blog, não use serviços gratuitos. Ok? Obrigado, de nada. Vamos para o próximo ponto.

 

Criar um blog 1 – Escolha um nicho

Vamos supor que eu goste de churrasqueiras, então é isso que eu vou escolher. Na verdade, o nicho fica mesmo a sua escolha. Mas tente escolher um nicho que você tenha interesse, porque faz toda diferença. Pegue um papel e uma caneta, sente em algum lugar tranqüilo e faça uma lista das coisas que você é bom fazendo ou que você tenha um bom conhecimento.

Você não necessariamente precisa ser muito bom naquilo, mas um pouco de conhecimento sobre o assunto é primordial. Se você está tendo problemas na hora de achar uma idéia, pense sobre os tipos de trabalho ou um mercado  alvo que você goste e tenha interesse em trabalhar. O importante é você estar envolvido em algo que te interesse e assim você vai se manter motivado  e envolvido.

 

Criar um blog 2 – Encontre dez palavras chave em seu nicho

Pequeno parênteses: Essa parte não entra nos 30 minutos, porque tecnicamente não faz parte da montagem de um blog, dependendo de quantas palavras você quer ter para seu nicho, essa parte do processo pode ser muito rápida ou muito demorada .

É uma parte integral, por isso você não deve se apressar. Não entra nos trinta minutos de montagem do blog, mas é importante para o potencial do seu site,então vamos falar um pouco mais sobre isso.

Nós queremos  alto índice de procura,e baixa competição. Então precisamos da ajuda do nosso grande amigo Google Planejador de palavras-chave.

Criar um blog 2

Usando o exemplo anterior, eu vou procurar a palavra “modelos de churrasqueiras”.

Criar um blog 3

 

Essa palavra chave pode parecer ótima, mas nós precisamos verificar as estatísticas primeiro. (é muito mais fácil fazer isso com um software pago como o Moz  por exemplo, mas  aqui nós estamos falando da maneira gratuita).

 

Crair um blog 4

 

*Na verdade o Moz tem um toolbar gratuito que você pode adicionar tanto no Firefox quanto no Chrome, que vai te fornecer  informações muito úteis sobre qualquer Site que você queira info do SEO. Faça o download aqui.

Com o Keyword Planner,nós já sabemos como Média de Pesquisas Mensais nós podemos conseguir, e também o Custo Por Clique (Lance Sugerido). Mas nós precisamos descobrir como é a competição. Para fazer isso de maneira gratuita, simplesmente jogue a palavra chave no Google.

Crair um blog 4

Clique nos primeiros três resultados que aparecerem no Google e abra eles em uma nova página.

Ok, vamos dar uma olhada na página que o Google colocou no ranking número um dos resultados para essa palavra chave.

Navegue no site, dê uma olhada nos artigos, então você vai sentir se consegue fazer melhor que aquilo. Tem alguma coisa que você acha que está faltando? Tem imagens? Apresenta textos de má qualidade? As informações são relevantes? A toolbar do Moz está mostrando que a autoridade da página é de  15 e autoridade de domínio é de 24.

Crair um blog 4

Isso é bom porque nós queremos uma autoridade de domínio menor que 40 e uma autoridade de página  menor que 60. O ideal são seis ou mais das top dez do Google. Isso serve para qualquer palavra chave. Essa não é uma regra difícil, mas claro, existe algumas exceções, mas é um ótimo padrão a ser seguido. Basicamente você tem que criar melhores  informações e fazer um trabalho melhor do que os top dez do Google.

O próximo passo é consultar as estatísticas. Copie a URL e vamos para  o Similar Web e fazer uma pesquisa. Com essa ferramenta é possível saber quantas pessoas visitam a página, quantos backlinks a pagina tem,  outros sites similares, entre outras variáveis.

Até aqui pode parecer que essa vai ser uma palavra chave bom, mas é preciso olhar os outros nove resultados de pesquisas um por um. Por exemplo, as vezes o numero um é difícil de competir, mas normalmente os próximos nove são todos meia-boca. Talvez valha a pena focar no segundo lugar.

Isso pode ser um longo processo e usando um software pago, como o Long Tail Pro pode facilitar as coisas. Você pode colocar a palavra-chave e ele vai te dar instantaneamente  uma tabela com todas as informações sobre competição .

Então o exemplo a seguir funciona muito bem para nós. Esse site tem 2.400 Média de Pesquisas Mensais, enquanto os dez mais procurados do Google tem resultados muito ruins, exceto dois do YouTube, mas é possível superá-los sem muito esforço. Fique a vontade para seguir essa palavra-chave se você quiser.

 

Criar um blog 3 – Compre seu domínio

Para fazer isso, você deve:

  1. Escolher uma das palavras-chave que você achou e comprar um domínio baseado nela, ou
  2. Criar um nome e construir uma marca.

Qualquer caminho que você escolha, tente a todo custo evitar tracinhos ou números, e o ideal é comprar um “.com”.
Banner 4

Nós do Comece Trabalhar em Casa usamos o GoDaddy  então vamos usa-lo como exemplo. Geralmente todas as empresas de domínio são parecidas, então o processo vai ser basicamente o mesmo em qualquer uma delas.

Vai no GoDaddy e procure o domínio que você quer. Se estiver disponível, clique em  comprar .

Crair um blog 8

O GoDaddy vai te perguntar se você quer comprar outros domínios (upsell) e também vai te oferecer a versão gratuita do website builder. Nós sugerimos que você não aceite nenhum, mas a escolha é sua.

Uma vez que você colocou os detalhes do seu cartão de crédito, eles vão te mandar uma confirmação que seu domínio está pronto para ser usado, normalmente este processo leva  cinco minutos, a menos que você esteja comprando um “.com.br”, aí leva um pouco mais de tempo devido aos regulamentos e você vai precisar de um CEP.

*Nós somos afiliados do GooDaddy e ganhamos uma pequena comissão se você comprar com eles.

→ Tempo: menos de 08 minutos

 

Criar um blog 4 – Escolhendo um serviço de hosting

Como dissemos no post sobre como trabalhar de casa, algumas pessoas acham que não é uma boa idéia comprar seu domínio e o serviço de hosting da mesma empresa. Nós não vemos problemas nisso, então nós usamos o GooDaddy para amos os serviços. Qualquer que seja sua escolha,nós na  achamos que vai fazer muita diferença.

Mais uma vez, vamos usar o GooDaddy como exemplo. Clique em hosting

Crair um blog 8

 

Vão te dar três opções de pacote( a menos que você queira uma linha individual, mas isso é muito caro e desnecessário).

 

Crair um blog 10

 

Nós sugerimos que você comece com o pacote economy, e mais tarde você pode passar para um pacote de deluxe se você quiser,ou se precisar de mais sites no futuro.

Na página de confirmação, eles vão te perguntar se você quer manter suas informações privadas (upselling mais uma vez), isso significa que se alguém quiser saber quem é o dono do domínio, o GooDaddy vai bloquear essa informação. Se você preferir, tudo bem, mas nós não vemos uma razão especial para isso. Se você procurar o nosso domínio, vai encontrar todas as nossas informações.

Ok, então depois de comprar o serviço de hosting, você precisa linka-lo ao seu domínio.

  1. Faça login no seu Gerente de conta.
  2. Clique em Hospedagem de sites ou Gerenciado por Wo
  3. Ao lado da conta de hospedagem que você deseja usar, clique em Configurações de domínio.
  4. No menu Mais, selecione Domínios hospedados.
  5. Clique em Adicionar domínio.
  6. Digite o nome de domínio no campo Domínio.
  7. Dependendo da forma como deseja configurar o nome de domínio, faça o seguinte:
    • Secundário — Forneça uma pasta nova ou existente no campo Pasta. Este será o local onde você deverá fazer upload do site do domínio.Não insira nenhum espaço no campo Pasta.
    • Alias — Deixe o campo Pasta em branco.
  8. Clique em OK

Agora seu domínio esta funcionando!

→ Tempo: 08 minutos

 

Configurando sua plataforma – Como instalar oWordPress

Nos usamos o WordPress e eu acredito que é a melhor opção então vamos confirgurar.

  1. Faça o log in no GoDaddy.
  2. Clique em Hospedagem Web.
  3. Ao lado da conta de hosting que você quer usar, clique em Iniciar.
  4. Na seção Aplicativos da Web, clique em Blog do WordPress.
  5. Preencha os campos na tela e depois clique em Instalar.
  • Domínio (DOMAIN): selecione o domínio da sua conta que deseja usar
  • Diretório (DIRECTORY): insira o diretório depois do nome do domínio onde você quer instalar o WordPress. Se voce quer o nome do domínio mesmo pra usar o WordPress, o campo do diretório deve somente ter “/” inserido.
  •  Insira um nome de Usuario, senha (e sua confirmação, e um endereço de email.
  • Tempo: 04 minutos

Pronto. Viu? Criar um blog nem é tão dificil assim. Agora seu blog ta prontinho pra ser usado pra upload de conteúdo e compartilhado com o resto do mundo! J