Como Ganhar Dinheiro no Youtube

Você quer saber como ganhar dinheiro no YouTube? O Youtube é a principal ferramenta para quem quer criar, compartilhar e assistir vídeos das mais diversas naturezas. Os chamados youtubers ganham dinheiro postando vídeos, alguns tendo virado milionários com o ofício. Será que o caminho para lucrar com postagens no Youtube é simples como parece? Vejamos os passos básicos em como ganhar dinheiro no Youtube:

Como Ganhar Dinheiro com Youtube:  Começar um canal

Concepção:

Antes de gravar vídeos e criar sua conta junto ao site, é ideal que você tenha bem definido o conceito do canal. Sobre o que você vai falar? Escolha algo que seja do seu interesse e, de preferência, sua especialidade. Games, moda, beleza, vídeos pessoais, opiniões, política, tecnologia… o segredo principal de como ganhar dineheiro no Youtube é garantir que seu tema seja popular, o suficiente para ter um público interessado a ponto de querer ver um novo vídeo semanalmente.
Em seguida, defina o formato. Serão tutoriais? Serão gameplays? Ou no formato vlog? Veja com qual você se identifica mais e tenha de antemão o formato e tema do canal.

Consistência:

Consistencia é regra quando se fala em como ganhar dinheiro no Youtube. Definidos tema e formato, você deve averiguar a sua capacidade e possibilidade de manter consistência no canal. O tema escolhido te proporciona conteúdo suficiente para conseguir criar pelo menos um vídeo por semana? Você tem ou consegue encontrar disponibilidade para isso? Consistência é fundamental para caracterizar seu canal como profissional e atrair seguidores. As pessoas assinam os canais que sempre trazem novidades, de preferência em dias fixos. Encontre esse tempo e reserve-o.

Nome:

Crie um nome para seu canal. Pense com cuidado, tome seu tempo. Esse passo é bem importante, pois representará sua marca. Caso você faça sucesso, mudar de nome não é uma opção, pois confunde seguidores. Então escolha já um nome que você goste, que represente você e o que você diz, e que seja original – você não quer ser confundido com outros canais, não é?

Crie sua conta:

Vá ao site do Youtube e crie uma nova conta. Os passos são simples. O perfil do canal possui bastante ferramentas, então customize bem, deixe seu canal com a melhor aparência possível. Escolha uma foto de perfil que seja clara, chamativa. Crie um banner de qualidade, escreva uma bio sucinta, divertida e que te represente. Deixe bem claro, no perfil, a associação com outras contas, caso tenha: Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat etc.

Como Ganhar Dinheiro no Youtube: Criar um vídeo e postá-lo

Concepção:

Novamente, a concepção vem antes de tudo. Um dos passos fundamentais de como ganhar dinheiro no Youtube é pensar bem sobre o conteúdo específico daquele vídeo, tenha pelo menos um rascunho em mente de um começo, meio e fim. Muitas divagações afastam o público e, a não ser que você tenha um excelente talento para improvisação e/ou para comédia, sem uma base o vídeo tende a não dar certo. Tenha as informações claras, cite o que precisar, se prepare e tenha certeza que o tema escolhido seja interessante. Lembre-se de engajar, pedir que as pessoas comentem; faça perguntas para que respondam nos comentários – e responda-os.

Equipamento:

Como Ganhar Dinheiro no Youtube 2Muitos youtubers não começam com um bom equipamento, vão dando upgrade de acordo com seus ganhos. Porém vale lembrar que, quanto maior a qualidade de seus vídeos, mais chance você tem de efetivamente lucrar e ganhar seguidores. Você pode começar usando uma câmera de celular, webcam, ou de tablets; mas ter uma câmera DSLR (por exemplo Canon EOS) com um microfone externo é o ideal para vídeos de alta qualidade, em especial com tripé.

Outras questões técnicas são iluminação e edição. Você pode depender apenas de iluminação natural, que tende a ser a melhor, mas que pode te deixar sem saída em dias chuvosos ou quando só puder gravar à noite. Ter algum tipo de iluminação artificial é muito importante para esses casos. A edição é essencial, pois com os recursos de softwares você tem vídeos muito mais fluentes. Editores simples, como Windows Movie Maker ou iMovie, já dão conta de quase tudo o que se precisa. Para mais recursos e parecer ainda mais profissional, opte por softwares como Final Cut Pro e Adobe Premier.

Postagem e thumbnails:

Atenção especial deve ser dada às miniaturas, chamadas thumbnails – é a imagem que representará seu vídeo no site e nas listas. Tome tempo com suas thumbnails pois elas podem, por vezes, angariar mais visualizações do que o próprio título. Muitos cliques são dados simplesmente porque o vídeo parece visualmente interessante: cores, uma boa expressão de quem fala, frases interessantes com boas fontes. Pesquise e aprenda como fazer a melhor thumbnail possível.
Quando estiver tudo pronto, poste o vídeo. Não se esqueça de dar um título super interessante também, o que é uma das coisas mais importantes quando se pensa em como ganhar dinheiro no Youtube.

 

Como Ganhar Dinheiro no Youtube: Conseguir Inscritos

Otimizações de busca:

Como Ganhar Dinheiro no Youtube 3O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca da internet atualmente. Conseguir que seu vídeo seja encontrado em uma busca é um grande desafio. Por isso, de acordo com Eric Rosenberg do site Investopedia, uma otimização SEO é imprescindível. Um conjunto bem feito de técnicas SEO, thumbnail e título é a melhor maneira de atrair visualizações enquanto ainda não se é conhecido.

Conteúdo e Consistência:

Esses itens aparecem de novo justamente por serem de extrema importância. Mesmo com os melhores equipamentos e técnicas que existem, se seu conteúdo não for cativante e não houver consistência nas postagens, não há como dar certo. Mesmo que os vídeos ganhem curtidas, o público só se torna assinante quando vê que sempre há novos vídeos que ele quer acompanhar.

Poste pelo menos uma vez por semana. Se puder mais vezes, ainda melhor. Muitos youtubers apostam em dias fixos – às terças e quintas, por exemplo. Como nos programas de televisão, as pessoas esperam por uma nova postagem, tendo um bom motivo para assinar.

Engajamento:

Como em todas as mídias sociais, o engajamento atrai muitos seguidores e um público fixo. Quando seus espectadores sentem que estão interagindo, e que há certa proximidade entre vocês, eles tenderão a voltar, compartilhar e recomendar seus vídeos.

Peça que expressem com opiniões, peça para dividirem histórias: peça para comentarem, sempre. Uma boa tática é perguntar sobre o que eles querem que você fale num próximo vídeo. Assim aumenta o engajamento e você sabe que conteúdo é garantia que terá boas visualizações.

Se possível, interaja nos comentários também. Caso sejam muitos ou não seja seu forte, pelo menos fale, nas postagens, sobre os comentários dos últimos vídeos, mesmo que por cima.

Vinculação a outras contas:

Vincule seu canal com suas outras plataformas sociais. De preferência deixe que o nome e endereço em outras contas seja o mesmo, para facilitar. Sempre que houver novas postagens, divulgue em sua conta de Facebook, Twitter, Instagram, com links diretos.

 

Como Ganhar Dinheiro no Youtube: Monetizar Videos

Parceria com Youtube:

Para começar a ganhar pelos seu vídeos, você deve se inscrever ao Programa de Parceria do Youtube (YPP). O site analisa sua situação e decide se você está apto a participar do programa ou não.

como ganhar dinheiro no youtube 4
Como Ganhar Dinheiro no Youtube

Uma vez aprovado, você deve vincular seu canal a uma conta AdSense – pode ser uma nova ou uma já existente. Os ganhos com vídeos no Youtube se dão por meio de propaganda. Isso faz com que os ganhos sejam bem variáveis, e vale ressaltar que eles não dependem de cada visualização que você tem.

O valor ganho vai depender de vários fatores: quantidade de assinaturas, tipo de anúncios no seu vídeo, quantidade de interações com os anúncios, entre outros.
Muitos youtubers aconselham a se ter muita paciência para começar a ganhar dinheiro. A maioria demora pelo menos um ano até ter um pagamento, ainda baixo, mas expressivo. O ideal é focar em aumentar suas visualizações, curtidas, assinaturas e fazer sempre vídeos com conteúdo excelente. Faça com prazer e tenha paciência.

Patrocínio:

Quando você estiver conhecido, com uma quantidade mínima de assinantes (20.000, 30.000, a depender), pode ser que patrocinadores comecem a se aproximar. A tendência é oferecem produtos grátis a você em troca de exposição e de avaliação e demonstração do produto em seus vídeos. Se souber negociar, e aumentando ainda mais sua popularidade, você rapidamente consegue ganhar mais patrocinadores, cobrar mais pela exposição de seus produtos, e inclusive a escolher o que mais tenha a ver com você, com seu canal e seus assinantes.

Essa junção de patrocínio mais o dinheiro pelo AdSense é a melhor forma de conseguir uma renda expressiva. A outra vantagem é que com patrocínio a tendência é ganhar mais assinantes.

Analise:

O Youtube oferece a ferramenta Analytics, que analisa a recepção de seus vídeos. Se as visualizações foram até o final do vídeo ou se desistiram antes, de onde vêm a maior parte dos espectadores, etc.
Com essa ferramenta você pode analisar quais vídeos têm maior sucesso. É por assunto? Ele tem maior qualidade? Veja o que o faz ter tanto sucesso e tente repetir a fórmula criando novos vídeos – seja com assunto semelhante ou com formato parecido. Vá descobrindo de que seu público mais gosta.

Vincule e divulgue:

Além de vincular a divulgar seus vídeos em suas contas em outras plataformas, divulgue-os durante novas postagens. Sugira que assistam vídeos mais antigos, cite coisas já ditas antes (“como eu disse no vídeo ‘x’…”). Lembre-se de disponibilizar links diretos incorporados aos vídeos.

 

Concluindo, o que mais importará para fazer dinheiro a partir do Youtube é alta qualidade de conteúdo; consistência; e paciência. Saiba que pode demorar mais de um ano para ganhos consideráveis com vídeos, e até mais tempo para poder se dedicar exclusivamente ao ofício de youtuber. Por isso é essencial que você goste de fazer vídeos, goste do tema principal que escolheu, a ponto de ficar por um bom tempo sem retorno imediato.

É muito importante que você também saiba aumentar o engajamento, pois vídeos mais engajados têm maior valor em seus ganhos. Pesquise e aprenda o quanto puder sobre SEO, interações, promoções e aplique o que puder – sempre pensando, primeiramente, no conteúdo.

J