Top 9 Dicas para SEO

PRONTO, então você criou seu site e ja começou a monetiza-lo. Agora é hora de atrair trafego pra ele. Como? A resposta é SEO.

Agora tem jeito de fazer isso pagando, mas nao achamos que seja a maneira mais sustentável, a menos que você tenha um alto budget pra marketing e ja esteja ganhando uma grana legal com o site. Existem mil maneiras diferentes pela maneira paga, mas as principais e mais usadas sao colocar anúncios(adds) no Google e no Facebook. Investir uma grana pra atrair pessoas pro seu site pode ser um sucesso, mas ainda sim envolve um custo. Entao, vamos dar uma olhada nas maneiras mais eficazes de ganhar trafego sem gastar nada:

TOP 9 DICAS SEO PRA ATRAIS PESSOAS PRO SEU SITE

Pra conseguir bastante trafego no seu site, você tem que ter um site otimizado pros resultados dos mecanismos de busca, focando, claro, no Google. É isso que significa SEO – search engine optimization, em inglês. Vamos as dicas mais importantes:

 

1. Quanto de conteúdo

Como a gente sempre vem falando aqui, conteúdo é rei. É o melhor jeito de atingir os melhores lugares nos resultados de busca no Google porque títulos bons e criativos com meta tags construídas propriamente, tudo isso vai te ajudar e muito a trazer mais e mais pessoas pro seu site.

MASSSS se você nao tiver um conteúdo legal, num piscar de olhos essas pessoas vao ~tchau tchau ~, e você vai cair no ranking dos resultados de pesquisa. O seu conteúdo e a sua base, e todo o resto vai se basear e depender dele, então ele tem que ser forte.

E também, se você puder fazer um esforço, é melhor que seus textos/artigos sejam relativamente longos. Não vai me sair escrevendo uma bíblia, haha, mas tem uma boa media seria 1500 palavras por artigo ou mais. O Google parece estar apreciando mais os artigos mais “profundos” e nos queremos que eles aprecie os seus.

2. Estrutura de links complexa

dicas-para-seo-1Depois do conteúdo vem os links. Na nossa opinião aqui, esses pontos sao os que mais pesam – muito mais do que o resto. Pra que você tenha uma estrutura de links complexa, você precisa ter as seguintes categorias de links:

A) Inter site links:

Isso se mistura com acessibilidade (veja abaixo). O que você tem que fazer é linkar varias partes do seu site em casa post seu. Quando você tiver um post, você tem que ter links no meio do texto que vao facilitar a ida do leitor pra outras partes do seu site, seja outros posts, pages, imagens, enfim, o que for.

Por exemplo, nesse post aqui que você ta lendo, você encontra links para outros posts do comece trabalhar em casa, como por exemplo “como criar um site”, “ganhando dinheiro online” e “definições que você precisa saber”. Todos esses posts tem uma relação direta com esse aqui, e isso que é criar uma boa estrutura de links complexa dentro do seu próprio site e conteúdo.

B)  Outbond Links:

O ideal é também ter links dentro do seu site que levam o seu leitor/usuário para outros sites com boa autoridade e que tenham relação com seu conteúdo. Isso mostra pro Google que você esta dando uma nova forma pra um conteúdo que ja existe e ja é considerado de qualidade, pois a autoridade é grande e tem um bom lugar no ranking dos resultados de pesquisa.

Mas é muito importante que esse link seja relevante praquilo que você esta discutindo ou lidando no seu post. Nao da pra ter um post sobre moda e linkar com um site coxinha de catupiry, né nao? 😛

C)  Inbound Links:

Esses aqui sao os mais difíceis de todos os 3, mas é muitisssisisimo importante: Conseguir que sites de grande autoridade linkem com seu site. Existem vários caminhos pra se conseguir isso, mas basicamente é fazendo contato mesmo e networking com o pessoal que divide o mesmo nicho com você.

3. Mobile friendly – Site responsivo

Isso é super recente, mas o Google prefere mais e mais sites que sejam mobile friendly – isto é, sites que sejam configurados para que caibam e que fiquem legal quando acessados de um smart phone. Na própria pagina de pesquisa do Google eles esta tentando fazer que essa pagina seja apresentada exatamente da mesma maneira, seja num desktop, tablete ou celular.

Então, fazer seu site responsivo é muito importante nos dias de hoje e cada dia mais e mais. No Brasil mais especificamente, uma vez que no ano de 2015, mais de 130 milhões de pessoas estavam usando a internet e aproximadamente 70 milhões dessa pessoas acessam a internet pelo celular. Em 2019, a previsão é que esse numero chegue aos 100 milhões!

A boa noiticia é que ter um site adaptado pra esses outros tipos de meios é fácil. Em Elegant Themes ou no Theme Country você encontra muitos diferentes tipos de temas responsivos e também plug ins que você pode usar caso você já tenha um site e quer tranforma-lo em responsivo.

4. Palavra-chave única para cada post

Como ja discutimos antes aqui nesse post sobre como criar um site, é importante que que pra cada post que você publique, tenha uma o foco em uma palavra-chave especifica. Isso significa que quando você for escrever seu artigo, você tem que ter em mente uma palavra-chave que encaixe com a dicas que vamos falar sobre agora.

Mas basicamente você quer pesquisar/ter em mãos mais ou menos 10 palavras-chaves no começo pra que você possa escrever 10 artigos baseados em cada uma delas. Você não precisa escrever cada post focando única e exclusivamente nessa palavra-chave, mas ela vai te servir de foco pra escrever e post e mais importante, te trazer bons resultados no ranking de pesquisas, o que vai gerar trafego pro seu site.

Quando estiver escrevendo, repita essa palavra varias vezes ao longo do artigo. Uma regra importante é que essa palavra esteja no mínimo presente .05% ao longo dos seus artigos, dependendo do numero de palavras no texto.

* Um adendo: Existe uma polemica que envolve a real importância dessa ideia hoje em dia. Algumas pessoas estão especulado que o Google esta deixando as palavras- chaves de lado e preferindo mais referencias Symantec. Antigamente você baixava seu artigo repetindo tipo 100 vezes a mesma palavra chave e o Google ia te jogar trafego por isso, mas sabemos que hoje isso mudou. A profecia é que, um dia o

Google vai entender o significado concreto daquilo que você esta pesquisando e vai deixar de precisar das palavras-chaves. Maaaas isso ainda não aconteceu e nossas palavrinhas chaves ainda são muito importantes nessa historia de ganhar trafego.

Uma dica legal é não focar somente nas palavras chaves, mas tentar ao máximo fazer um post legal que não enfie varias repetições da palavra-chave goela a baixo do seu leitor. Tenhamos também em mente que o Google muda a cada dia e nos aqui vamos ficar espertos pra qualquer novidade avisar vocês

5. Ter uma palavra-chave pra pelo menos uma Imagem Alt Tag

Pra cada artigo que você escreve focando na palavra-chave, você também deve colocar essa palavra chave em pelo menos uma ALT IMAGE TAG. No WordPress isso é muito fácil de fazer. Clique na imagem e selecione “editar”. Dai na tela de editar imagem você pode digitar uma descrição, claro, usando sua palavra-chave.

Isso funciona pra quando você passar o mouse em cima da imagem, a descrição vai aparecer. E a descrição alternada serve para pessoas com deficiência visual, pois o Google vai soltar um pequeno áudio descrevendo o que é aquela imagem. Se você nao tiver nenhuma IMAGEM ALT TAG, o Google não vai gostar nadinha. E é muito legal e positivo adaptar seu site pra que seja um ambiente inclusivo, né não?

6. Faca com que cada pagina seja acessível

Faca com que cada pagina sejaOs mecanismos de pesquisa gostam quando o site é de fácil navegação para seus usuários. Isso significa que as pessoas não precisam pesquisar e procurar muito se tudo esta apresentado de forma bem acessível em cada pagina do site.

Por exemplo, quando alguém clica em algum dos seus posts, tem que ter um link na pagina daquele post que possa trazer o seu leitor/usuário de volta pra homepage ou pra qualquer outra pagina do seu site. Em apenas um clique. Isso se chama acessibilidade, e é imperativamente importante pra que seu site seja um “estouro”.

Então, na o tenha nenhuma pagina que seja “sem saída”, porque os robôs/computadores dos mecanismos de pesquisa procuram por isso e vão notar, se isso acontecer nas suas paginas. Se eles acharem, suas paginas não serão reconhecidas e vão ser marcadas como não existentes.

7. Rapidez da Pagina

Toneladas de estudos mostram que quanto mais rápido seu site carrega, mais tempo as pessoas ficam nele. Ha um estudo que diz que para cada milésimo de segundo que leva pra carregar um site, você perde uma porcentagem de trafego.

Por exemplo, de acordo com Kissmetrics.com, pra cada segundo que sua pagina demora a carregar, você perdera 7% de conversões. E não é verdade? Vamos combinar que é realmente um saco quando a pagina demora a vida pra carregar e você se irrita e fecha ela rapidinho.

As piores paginas são as que tem mil vídeos e imagens que não são devidamente configurados pra caber e a pagina começa a pular na tela que nem boizin de rodeio quando esta tentando carregar. Então, como melhorar a rapidez de carregamento de paginas? Assim:

  • Tenha certeza de que você tem um tema que seja codificado corretamente. Sem erros, brow.
  • Otimize suas imagens pra que elas sejam do menos tamanho possível. Sumsh it é um plug bem legal que faz isso.
  • Corra um diagnostico no Page Checker e corrija os erros que ele encontrar. Isso vai checar a velocidade de carregamento de pagina em diversos dispositivos.

Pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Teste a sua velocidade página aqui.

8. Heading tags

No WordPress você pode usar diferentes tamanhos e efeitos. Tem um paragrafo e o heading 1, 2, 3, etc. Uma boa pratica SEO é incluir a sua palavra-chave em pelo menos um header – no header 1, que normalmente é o titulo. E também pelo menos uma vez no header 2, que pode ser o header para um paragrafo especifico.

9. Redes sociais

Por ultimo, finalizamos com as redeseo Redes sociais imagems sociais. Ter contas nas redes sociais pra seu site te possibilita a criar links que direcionam pessoas pra você, o que é vantagem. (Eles serão da categoria no follow, ou seja, não vieram pelo Google e não vão te ajudar no ranking, mas ainda sim é trafego). De acordo com uma pesquisa recente, metade dos usuários adultos acessam as noticias diárias pelo Facebook.

Qualquer pessoa que tenha um smartphone passa, em media, 42 minutos por dia no Face. Esta nos planos do Facebook controlar a maneira de como nos usamos a internet. Se a maioria das pessoas estão logada no Face e lendo os artigos e noticias que aparecem em seu Feed, então obviamente é vantagem ter sua própria pagina na rede social.

Mais e mais as pessoas usam essas ferramentas pra nevegar na rede. Não seria surpresa se um dia o Facebook ‘engolisse’ o Google em quesitos de como pessoas encontram o que eles estão procurando. Enfim, basicamente você precisa de pelo menos de uma conta no Facebook e no Twitter pra tentar aumentar sua audiência e direcionar usuários para seu site e posts.

 

Prontinho! Aqui foram as top 9 dicas de SEO. Esperamos que você tenha aprendido bastante coisa pra implementar no seu projeto. A ultima dica é sobre um plug in pro WordPress chamado SEO YOAST. Nos aqui temos usado por muito tempo ja, e e; uma belezinha, porque é gratuito de fácil de usar.

Tudo que você tem que fazer é instalar ele e , uma vez que você fizer um post, ele vai te dar uma lista de coisa sque você precisa fazer pra tornar aquele post SEO friendly, ou seja, pra que aquele post se encaixe nos padrões de SEO. Entao, ele vai te mostrar um ranking com cada post e classificar por cores, sendo verde os posts otimizados para SEO e os vermelhos os posts que precisam de mais ajustes. Em breve vamos ter um post bem legal sobre as melhores ferramentas SEO e vamos falar mais sobre esse plug in. Aguarde! 😉