Trabalho em casa: Passo a passo em como chegar lá

Esse post mostra, em detalhes, as melhores opções de trabalho em casa. Eu não gosto de perder tempo e ficar “enchendo linguiça”, então vamos direto ao assunto. Se o seu sonho é poder ter seu trabalho em casa, a melhor maneira pra atingir esse objetivo é criando seu próprio site.

Pra criar um site, um ponto fundamental que você precisa ter em mente é que você precisa ter uma idéia que resolva algum problema pra alguém. Em outras palavras, todo mundo tem “problemas”, e sua idéia tem que ter relação a como a vida poderia ser facilitada. Por exemplo, antes do celular ser inventado as pessoas não podiam se comunicar com as outras se estivessem na rua, a menos que eles achassem um telefone fixo. Então o celular resolveu um problemão pra muita gente.

Calma, não estou sugerindo que você precisa inventar algo como o telefone celular, mas a ideia principal é tornar a vida de alguém um pouco mais fácil. Se você conseguir fornecer ao seu público informações que eles estão procurando, pronto! Isso já é resolver o problema de alguém. Se você pode fazer isso, com certeza será bem sucedido e vai poder começar seu trabalho em casa, do seu computador.

Siga os passos abaixo para começar seu trabalho em casa:

 

Trabalho em casa /Passo 1: Escolha o tipo de site que você quer fazer

Há muitos tipos diferentes para escolher, e tudo depende do que você quer o que te motiva

          ¤ Sites de Assinatura

Normalmente esses tipos de sites oferecem algum conteúdo gratuito aberto ao público, mas o foco é cobrar uma taxa mensal para as pessoas acessarem informações restritas. As informações privilegiadas vão de cursos sobre como fazer inúmeras coisas diferentes, ou  vídeos tutorias sobre como usar um software, algum jogo de vídeo game, etc.

Seu site de assinatura pode ser sobre qualquer tipo de conteúdo, mas é fundamental que você se concentre em uma área específica de interesse. Um exemplo desse tipo de site é o shutterstock. Esse site cobra uma taxa mensal para ter acesso a milhões de fotos livres de direitos autorais.

Pros e contras de ter um site de assinatura:

  • Pros
  1. Se você tiver membros você tem uma renda mensal garantida, o que é  super convencional
  2. Sites assim abrem portas pra mais chances de upselling ou cross promotion, ou seja, uma vez que as pessoas pagarem a assinatura mensal, elas se tornam mais propensas a comprar mais coisas através do seu site.
  • Contras
  1. A necessidade ser constantemente criar e atualizar novos conteúdos exige um certo esforço, pois os assinantes serão exigentes afinal eles pagam pelo conteúdo;
  2. Em média, a duração de uma assinatura gira em torno de apenas 3 meses.
  3. A hora/custo dedicadas a tentar adquirir novos membros pode ser muito alta.

 

          ¤ Sites de E-commerce

Para aqueles que não sabem, E-commerce significa, basicamente, uma loja online onde você vender produtos. É claro que um grande exemplo disso é a Amazon. A menos que você seja realmente muito bom em tecnologia, eu sugiro que você deixe essa opção de lado.

  • Pros de sites e-comm:
  1. Se você tem um ótimo produto exclusivo ou acesso fácil a items que tenham uma grande demanda, ter sua própria plataforma e-comm para vendê-los é uma ótima maneira de ganhar dinheiro.
  2. Esse tipo de plataforma é bem fácil de ser configurada hoje em dia.
  3. 24 horas por dia com oportunidades de venda. (Todas as opções de sites têm isso, na verdade)
  • Contras:
  1. Tipicamente, esses são sites grandes e leva tempo para construir uma marca.
  2. Transporte, inventário, e questões técnicas podem se tornar algo complicado de se lidar
  3. Há muita concorrência (a Amazon, o Alibaba, etc.)

 

          ¤ Blogs ou Sites de Nicho

Então, como eu disse antes, essa é a opção que eu mais recomendo se você está apenas começando ou se as duas primeiras opções que citei acima, por alguma razão, não sejam viáveis pra você. Se o seu foco é trabalho em casa, começar um site assim é muito fácil: há pouca sobrecarga e esforço necessário.

Basicamente, você precisa encontrar um assunto  geral sobre o qual você poderia dividir em tópicos variados e escrever 20 artigos. Você mesmo pode escrever o conteúdo, ou você pode terceirizar essa parte se você tiver o capital pra isso. A segundo passo é encontrar algo em torno de 20 palavras-chave high click, mas que tenham baixa concorrência.

trabalho-em-casa-1

A partir dai, você pode escrever os 20 posts distribuindo as 20 palavras-chave encontradas por todo o texto. Tenha sempre em mente que seus textos devem ser bem escritos e ter um conteúdo útil pra que seu site seja um site confiante, por isso é recomendável que você conheça bem o assunto.

→ Essa é a opção que eu mais recomendo. Por isso, eu criei um post mais detalhado sobre criação de site de nicho, que você pode ler aqui.

  • Pros de sites/ blogs de nicho:
  1. Baixa sobrecarga no início. Você precisa investir um certo tempinho procurando as palavras-chave e depois escrevendo os posts;
  2. Altíssimo potencial de renda passiva: Seu lucro não estará diretamente ligado a suas horas investidas na produção de conteúdo/construção do site
  3. Você pode começar imediatamente e ter um site em apenas algumas horas. 
  • Contras:
  1. Se o Google atualizar o SEO, você corre o risco de perder a classificação no ranking de pesquisa.
  2. É bastante trabalhoso no inicio – na produção de conteúdo e na criação e design do site (mas a recompensa vem depois! não tem preço fazer seu traalho em casa e ser seu próprio chefe, então partiu! mãos a obra!)

Calma, nao precisa se decidir agora. Contanto que você tenha uma idéa sobre o que escrever, isso já é um grande passo. Vamos começar por aí. Agora com essa ideia em mente é hora de fazer umas pesquisas.

 

Trabalho em casa/ Passo 2: Pesquisa de palavras-chave (Keywords)

Supondo que você já escolheu criar um site de nicho ou um “authority site”.

Pra começar, você precisa escolher área de seu interesse (nicho). Então, dentro desse nicho você precisa encontrar termos (palavras-chave) que tenham um número razoável de pessoas que estão “jogando no Google” e que não são muito competitivas – o que é muito importante. Também ajuda se este termo tem um bom custo por clique (CPC), ou seja, quando o anunciante paga mais por cada clique de um anúncio em seu site.

palavra-chaveComo você encontra essas palavras-chave? Bom, existem muitas maneiras diferentes de fazer isso. Seu melhor amigo SEO vai ser o Google Adwords. Comece procurando suas palavras-chave usando essa ferramenta GRATUITA (wee!) para ver o que as pessoas estão procurando dentro do seu nicho. O Google Adwords vai te dar uma ideia sobre as palavras-chave que estão sendo mais procuradas, mas não vai te dizer muito sobre competitividade.

Então, uma vez que você tem várias idéias sobre as palavras-chave que estão sendo bastante pesquisadas no Google, você precisa fazer outra pesquisa pra ver se essas palavras-chave são competitivas ou não. Isso você faz se inscrevendo em qualquer serviço de software pago, como Market Samurai, Long Tail Pro, Moz, etc. Se você quiser fazer tudo gratuitamente é possível, mas demora muito, muuuito mais.

Você precisa procurar manualmente cada palavra-chave e ver quais sites estão no top dez no Google. Então você precisa olhar para o Autoridade do Domínio (DA), Autoridade da Página (PA), Backlinks, entre outros, de cada um desses sites, um por um, para determinar se a competição vai ser fácil de ser bater superada. Se você não se importa com a ideia de fazer tudo manualmente, dê uma olhada nesse post mais detalhado sobre isso aqui.

Em países de língua inglesa, geralmente as palavras-chave com alto volume de pesquisa são bem competitivas . Hoje em dia, pessoas como eu, que sou do Canadá, realmente têm que tirar um tempo pra sentar e pesquisar meeesmo! Pra encontrar uma palavra-chave com uma média de pesquisas por mês de apenas 1.000, com baixa concorrência.

Mas no Brasil, essas possibilidades estão muito mais abertas porque que o SEO ainda não é muito popular. É por isso que ESSA É A HORA para começar um site e começar a usar as técnicas que eu descrevo aqui! Eu encontrei uma tonelaaaaada de palavras-chave com uma média de pesquisas por mês superior a mais de 10 mil e uma concorrência muito baixa!!

Em breve — Increva-se usando seu email pra receber uma lista GRATUITA com  algumas das palavras-chave que eu já encontrei e comece com o pé direito!!! 

 

Trabalho em casa /Passo 3: Escolhendo seu domínio

Escolher o domínio certo é importante e existem diferentes linhas de pensamento que podem ser seguidas na hora da escolha. Alguns experts dizem que é importante ter uma palavra-chave no seu domínio que agregue o SEO. Para implementar seu SEO, dê uma olhada nas palavras-chave que você pesquisou, escolha uma na qual você queira focar e tente encontrar um domínio com essa exata palavra-chave.

Por exemplo, vamos supor que a palavra chave que você queira focar seja “treino fitness”, o melhor domínio possível seria treinofitness.com.br. Se você não conseguir achar, exatamente assim, você pode tentar colocar uma palavra no começo ou no fim, por exemplo “melhorestreinosfitness.com.br”.

Uma outra possibilidade é construir sua própria marca. Isso significa que você não foca em usar uma palavra-chave, mas usa o nome que quer dar para sua marca. Se você optar por esse caminho, vai ser bem mais fácil de achar um domínio disponível, mas tenha em mente que leva tempo para construir um nome e se tornar conhecido.

→ Nós do Comece Trabalhar Em Casa somos filiados com o Logo
Se você decidir usar os serviços de hosting do GoDddy, clique no link acima e você estará colaborando conosco! Obrigado

 

Trabalho em casa /Passo 4: Escolhendo um serviço de hosting

Existem várias opções na hora de comprar domínios ou pacotes de hosting. Nós usamos o GoDaddy  para ambos esses serviços porque é muito fácil e prático e estamos com o GoDaddy já faz um tempão. Alguns dizem que não é bom comprar domínio e hosting no mesmo lugar, mas nós nunca tivemos problema com isso. Uma vez, a gente usou o Ipage e o BlueHost, mas não gostamos muito não.

A maioria dos grandes sites líderes que oferecem esse tipo de serviço tem pacotes similares. Você vai ter em média um gasto mensal de R$16,00 dependendo de qual tipo de site você quer (sites com recursos extras são mais caros). Mas, normalmente o pacote mais básico mesmojá é suficiente. Com o GoDaddy o plano mais básico é o “Economy” e custa R$15,99 por mês. Se você tem um espírito mais aventureiro e já quer começar vários sites, você pode escolher o plano “Deluxe”por R$18,99´por mês.
Banner 3

 

Trabalho em casa /Passo 5: Escolha a plataforma

trabalho em casa com wordpressO próximo passo é decidir como você vai montar seu site. De todos os sites da internet, 25% utilizam o WordPress como site de plataforma, mas o WordPress é só umadas milhares de opções disponíveis. O bom do WordPress é que você não precisa saber codificar nada, além disso é gratuito e fácil de usar.

E mais: com o WordPress é possível trabalhar de qualquer computador em qualquer lugar, desde que o computador tenha acesso à internet, claro. Se você não gosta muito do WordPress, não tem problema. Existem outras opções como o Joomla e o Drupal. Nós sugerimos o WordPress, especialmente se for o seu primeiro site porque nós aqui já usamos e sabemos que é uma beleza esuper tranqüilo de usar.

 

Trabalho em casa /Passo 6:  Criando uma Email list

Dá a impressão de que isso não deve ser tão essencial a ponto da gente criar aqui uma sessão especial pra falar disso. Criar uma email list é tão fácil, e é MUITO importante que você  faça isso antes das pessoas começarem a visitar o seu site. Ter uma parte onde as pessoas possam se inscrever permite que você tenha um link direto com sua audiência. Uma lista de pessoas interessadas no seu nicho é extremamente valioso porque te dá acesso direto a esse público.

trabalho em casa crie uma listaDigamos que você queira lançar um Ebook ou qualquer outro produto. De primeira, você já precisa ter acesso às pessoas que possam te ajudar com ideias, insights ou possíveis vendas. Nós sabemos de casos de pessoas que lançaram um produto em seu site e tiveram uma pré-venda com resultados excelentes, por conta da lista de cadastro de e-mails.

Resumindo, crie uma área de cadastro de emails tanto no site quanto na sua página de Facebook. É super fácil e rende grandes benefícios, então não tem desculpa. Uma estratégia para fazer com que as pessoas cadastrem o e-mail é liberar algo gratuitamente para as pessoas que fizerem o cadastro. Claro, fica ao seu critério, mas sabemos que, se você está fornecendo conteúdo de qualidade as pessoas farao o cadastro com certeza.

 

Trabalho em casa /Passo 7: Criando conteúdo

A parte mais divertida!!! (só que não). Essa é geralmente a parte mais difícil de todas, mas é fundamental o foco na produção de um conteúdo de qua-li-da-de. É essa a parte de maior peso em termos de ranking. Você pode fazer todo o SEO do mundo, mas se 0 seu conteúdo for meia-boca você não vai ganhar dinheiro, logo trabalhar de casa não vai valer a pena pra você.

Você pode escolher dois caminhos: pode escrever você mesmo ou pode terceirizar o serviço. Dependendo do seu interesse no assunto ou no nicho que você escolheu (e sugerimos que você tente a todo custo escolher algo em que você tenha genuíno interesse) você mesmo pode escrever todo o conteúdo.

trabalho em casa Você deve escrever  BONS ARTIGOS, todos baseados em uma única palavra-chave. “Ah, mas e se eu não souber muita coisa ou praticamente nada sobre o nicho que eu escolhi?” A resposta é: não tem problema, só vai levar um pouco mais de tempo. Faça uma pesquisa sobre o nicho e se torne um ‘expert’ no assunto. Se você não sabe muito sobre o tópico, pode na verdade ser positivo, porque ao começar a sua pesquisa, você estará perguntando as mesmas perguntas que as pessoas que querem saber mais sobre esse assunto.

As vezes, quando você tem muito conhecimento sobre determinado assunto, esquece como é não saber nada sobre aquilo, aí não lembra quais os tipos de perguntas freqüentes que as pessoas têm sobre aquele tema.. É como uma pessoa fluente em inglês: ela pode ter dificuldade de lembrar ou saber qual a parte mais difícil de aprender inglês, enquanto que alguém que está aprendendo pode te falar sobre os maiores obstáculos de cara.

A outra maneira de criar conteúdo é pagando alguém pra fazer isso pra você. Obviamente isso vai te gerar um custo, mas hoje em dia é muito fácil achar assistentes virtuais com um precinho de banana. Nós particularmente usamos o UpWork para esses tipos de serviço, mas há uma variedade de sites por aí que oferecem escritores de artigos de SEO de qualidade. O ideal é criar um artigo de  no mínimo 750 palavras, mas na verdade o certo são mais de 1000 palavras.

Imagens também são muito importantes. Mais uma vez, lembre-se que é criar valor para alguém. É isso que vai fazer com que as pessoas compartilhem seu conteúdo e que você seja notado pelas ferramentas de pesquisa. Por ultimo, tenha em mente que você precisa criar esse conteúdo de acordo com um modelo de SEO.

 

Trabalho em casa /Passo 8: Backlinks

Passo importantíssimo. O Google tem algoritimos que decidem qual post eles vão colocar na primeira página de pesquisa para qualquer palavras-chave. Agora, existem centenas de variáveis que rolam nesses algorítimos, mas as duas mais importantes são Conteúdo Relevante (a parte discutida acima) e os chamados backlinks.

Backlinks são links de outros sites da web. É como na vida real: como você sabe se pode confiar em alguém? Geralmente você procura a opinião de amigos que conhecem aquela pessoa e podem garantir que ela é de confiança. Se você tem amigos em comum com essa pessoa, então muito provavelmente você vai se basear na opinião deles. A mesma coisa acontece na internet. Quanto mais sites você se linkar, mais o Google vai te ver como um site de reputação.

trabalho em casa backlinksNo entanto, lembre-se que qualidade é melhor que quantidade. Você pode ter 100 backlinks de sites pequenos e desconhecidos, mas isso não vai pegar tão bem quanto ter um único link de um site que aparece na página 6 ou 7 do Google. Criar esses backlinks pode ser complicado, mas se você tiver conteúdo de qualidade as pessoas VÃO querer linkar com 0 seu site. Você precisa contatar bloggers e outros sites do seu nicho pra ver se eles tem interesse em linkar com você, e é por contato mesmo, não tem um atalho ou outro jeito.

Existem algumas táticas de ‘blackhat‘ (chapéu preto) SEO pra conseguir vários backlinks, mas não recomendamos esse tipo de estratégia, porque se o Google perceber, ele penaliza seu site e todo seu trabalho duro vai pro saco! Eles contratam pessoas para saber dar uma olhada nos backlinks e ver se eles são verdadeiros! Então é muito importante que você tenha alguns links sólidos no seu site e pra isso, comece a contatar o povo já!

→ Se você tem interesse em saber mais sobre como fazer backlinks de qualidade, deixe aqui um comentário. O plano é criar outro post falando sobre isso em detalhes.

 

Trabalho em casa / Passo 9:  Redes sociais

As mídias sociais não vão te oferece bons bakclinks porque elas são ‘no follow’, mas elas podem ser úteis na hora de divulgar ou expor a sua marca, por exemplo. Ter conteúdo fácil de ser compartilhado deixa tudo mais fácil pra gente. BuzzSumo é um site massa que mostra qual o conteúdo que mais está sendo compartilhado nas redes sociais.

Tendo uma idéia do que está sendo bastante compartilhado vai te ajudar na hora de pensar em palavras-chave e títulos para seus posts. Essencialmente, é sempre bom ter uma página no Facebook e no twitter linkado com seu site.

 

Trabalho em casa /Passo 10: Monetizando

Tem muita coisa pra falar desse tópico em especifico, então criamos outro post sobre esse aspecto de trabalho de casa. Clique aqui pra ler!

 

Se o seu foco é trabalho em casa, esse post foi sobre os passos básicos. Eu sei que tem muita informação e se você esta apenas começando tudo isso pode te deixar meio tonto no começo. Mas você está aqui pra aprender, e nós, pra ajudar, então não desanime! Se você quer saber mais sobre qualquer um dos tópicos discutidos deixe seu comentário e nós podemos escrever mais sobre ele em detalhes.

Para qualquer termo que você não entendeu, consulte a lista de definições aqui. Para outras formas de como ganhar dinheiro em casa.

 

J